Menu fechado

Hospital Casa de Saúde Guarujá salva mais de 400 vidas de pacientes diagnosticados com COVID-19

Desde o início da pandemia até hoje, o hospital internou 516 pacientes e conta com um pronto-socorro dedicado ao acolhimento de casos de coronavírus

São Paulo, fevereiro de 2021 – Amanhã, dia 26/02, fará um ano do primeiro caso confirmado de coronavírus no Brasil. Desde o início da pandemia no Brasil até o momento, o Hospital Casa de Saúde Guarujá realizou 516 internações de pacientes com casos positivos para o Covid-19. Durante o período, a unidade salvou mais de 400 vidas, que buscaram auxílio após serem diagnosticadas com a doença.

“Cada vida recuperada é reflexo de toda a dedicação e esforço sem medida que o hospital realiza para prestar um serviço de excelência, com atendimento humanizado”, afirma José Raphael Bigonha Ruffato, médico infectologista e responsável pelo controle de infecção hospitalar, no Hospital Casa de Saúde Guarujá.

A diretoria está em constante inovação para atender as pessoas com excelência, por isso, investe em reformas nos andares do edifício para ampliar e modernizar sua estrutura e também na qualidade e abrangência das especialidades e atendimentos prestados aos pacientes. O complexo hospitalar conta com um pronto-socorro segregado para cuidar apenas de pessoas com suspeita ou que já foram positivadas para o Covid-19 com o objetivo de reduzir as chances de contaminação e proliferação do coronavírus de forma acelerada e diminuir a contaminação entre os que frequentam o hospital. Somado a isso, a estrutura possibilita a retaguarda para pacientes já diagnosticados com a doença e que estão em estado grave. Durante o período de férias, a unidade montou um plano de contingência para atender a todos com suspeita ou diagnosticados com Covid-19, que contou com a abertura de 3 leitos de UTI e ampliação de leitos de enfermaria de 11 para 14.

A equipe da linha de frente, responsável pelo atendimento desses casos, é altamente capacitada e todos os procedimentos realizados são feitos com equipamentos adequados para que o quadro clínico do paciente seja atualizado de modo seguro por meio de exames laboratoriais, com rápido resultado das sorologias e RT-PCR. Atualmente, segundo dados do Boletim emitido pela prefeitura no dia 19/02, a cidade do Guarujá apresenta 13.835 casos confirmados da doença, com 587 óbitos.

“A cada vida que conseguimos salvar é um sinal de que estamos no caminho certo no enfrentamento da pandemia. Ficamos imensamente felizes em saber que conseguimos, até o momento, recuperar a vida de 400 pessoas e nos motivamos para ir ainda mais longe, ajudando ainda mais os pacientes nessa caminhada. Por consequência, além disso, devolvemos a alegria aos familiares e reacendemos a esperança no coração de cada um nessa batalha”, finaliza o especialista.